2021: O ano de esperanças e incertezas na economia

Mesmo com expectativa de alta do PIB em 2021, ainda vivemos em um cenário de incertezas e instabilidade no mercado.

Escrito por: Élio Spindler

O ministro Paulo Guedes falou durante o ano de 2020 que o país estava seguindo em um crescimento em “V”, principalmente no segundo semestre do ano passado. Porém em 2021, apesar de esperançosos muitos economistas apontam um cenário de incertezas. 

O professor associado do Insper Marcos Mendes, disse para o Jornal Gazeta do Povo, que o cenário atual é binário. Se o governo mantiver o teto de gastos, avançar com reformas, diminuir a incerteza e o risco da dívida, teremos uma retomada mais forte da economia.

Porém, se houver sinalizações ruins do ponto de vista fiscal e pressão por aumento de gastos, a dívida entrará em uma trajetória preocupante, os investimentos vão cair e teremos fuga de capital. Aí o desempenho da economia vai para baixo.

Apesar de muitas incertezas, a vitória do deputado Arthur Lira para presidente da Câmara fez com que o mercado financeiro preservasse um olhar otimista para este ano, já que afasta a possibilidade de impeachment contra o presidente e o engavetamento de medidas consideradas prioritárias para o crescimento do País e ajuste fiscal, como as reformas.

Como empresário brasileiro o que me resta é manter a esperança na retomada de poder de compra e um crescimento gradual da nossa economia. Acredito no potencial do nosso país, que o impacto da inflação vai passar e que o consumidor vai voltar a compra. Que com a vacinação contra o Covid ao redor do mundo a instabilidade no mercado internacional diminuirá.

Mais do que nunca devemos estar atentos ao cenário político do Brasil e cobrar dos nossos candidatos respostas e ações que priorizem as reformas tributárias e administrativas e que cumpram o teto de gastos públicos para alcançarmos o equilíbrio fiscal.

Élio Spindler

Fundador e diretor da Bell Valley, com mais de 30 anos de experiência no mercado de importação. Pioneiro no setor, acreditou desde sempre no potencial da Ásia como fornecedor de diversos insumos para as mais variadas áreas, como: calçadista, atacado, comunicação visual e moveleiro.

Ficou com alguma dúvida e precisa de ajuda?

Matriz Itajaí – SC

R. Dr. Reinaldo Schmithausen, 3161 – Cordeiros, Itajaí – SC, 88311-481, Brasil

Filial Novo Hamburgo – RS 

Av. Vítor Hugo Kunz, 410 – Hamburgo Velho, Novo Hamburgo – RS. 93510-150, Brasil

contatos

Bell Valley Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.